Painéis de madeira e suas múltiplas aplicações...

   
Conhecida e admirada por todos, a madeira é um dos materiais mais utilizados e requisitados em projetos residenciais e comerciais.

Porém, por se tratar de um material extraído diretamente da natureza, nem sempre a utilização da madeira natural em um projeto é viável, e muitas vezes seu uso fica longe de ser uma solução econômica ou sustentável.
Por isso, para solucionar essas questões, sugiro os painéis de madeira industrializada, (também conhecidos como painéis em MDF, MDP e HDF) se apresentam como uma boa opção para quem deseja utilizar os benefícios da madeira e ainda ter vantagens em termos de economia, sustentabilidade e praticidade.
Além disso, os painéis de madeira industrializada tem a vantagem de ser um material leve  (mais leve que a madeira natural) e geralmente de fácil instalação, que, neste caso, vai depender da complexidade do projeto, no qual resultará na otimização do processo e o tempo de montagem.
Levando em conta essas e outras qualidades do material, reuni algumas dicas que considero importantes e que irão te auxiliar na hora de escolher e especificar painéis de madeira para o seu projeto.

Aqui vai!...:))

Dica 1 - Mobiliário com painel de madeira

Aplicação muito interessante dos painéis em madeira industrializada é na confecção de itens de mobiliário, como bancadas, balcões, gabinetes, armários, bancos, etc.
Para esse uso, primeiramente deve-se avaliar o ambiente em que será instalado, se está submetido à umidade ou infiltração. Essa informação vai determinar o tipo de painel a se utilizar.
Além de móveis fixos, os painéis também podem ser utilizados em móveis soltos, como tampos de mesas e cabeceiras de camas.
A grande vantagem é que é possível desenhar os itens exatamente da maneira desejada no projeto e escolher a textura e cor mais adequada de acordo com a linguagem de todo o ambiente.

Dica 2 - Painel de forro de madeira

É possível também aplicar os painéis em madeira industrializada no revestimento de forros.
Nesse ponto, a grande vantagem em relação ao forro de madeira natural é o peso do material. Por ser muito mais leve, apresenta instalação mais fácil e prática, representando também uma economia no custo final do projeto.
Para a escolha do tipo de painel a se instalar no forro, deve-se seguir o mesmo procedimento já recomendado na especificação de paredes: avaliar as características e funções do ambiente em que será instalado em relação à umidade e infiltração e a necessidade de proteção ao fogo.

Dica 3 - Batentes e portas com painel de madeira

Os painéis de madeira podem ser utilizados também para o revestimento de portas e batentes, auxiliando na decoração dos ambientes.
Essa é uma solução de projeto muito interessante porque permite mimetizar as portas com os painéis de madeira que revestem as paredes. Dessa forma, as aberturas “somem”, criando uma continuidade de superfícies, efeito estético muito interessante.

Dica 4 - Detalhes de iluminação
Você também pode usar os painéis de madeira para criar efeitos de iluminação variados na marcenaria.
O material permite que a iluminação seja toda embutida em prateleiras ou nichos, por exemplo, proporcionando uma atmosfera aconchegante aos ambientes.
Além disso, a iluminação embutida também pode ser explorada em cabeceiras, painéis e espelhos retroiluminados por meio de fitas de luz ou outros tipos de lâmpadas.   

Dica 5 – Divisórias


Além do revestimento de paredes, os painéis de madeira podem ser utilizados como divisórias, aplicados em uma estrutura interna para sustentação. Os painéis são fixados na estrutura por meio de parafusos ou detalhes de encaixes.

A vantagem das divisórias em relação às paredes é que permitem a flexibilidade do espaço, já que são de fácil montagem e desmontagem, possibilitando criar diferentes ambientes. Além disso, características como limpeza na obra e menor espessura também se colocam como vantagens em relação às paredes convencionais.
Espero que tenham curtido! 
Eu adorei! Até logo!
Sil :))





Comentários