CASACORS2011

     










A arquiteta Angela Souza convidou para iluminar o espaço externo da Amostra CasaCorRS da edição 2011, por ela ambientado.

Quando lá fui, pela primeira vez, deparei-me com um pedaço da história de Porto Alegre.  Deu-me a impressão de que uma charrete entraria pelo portão e senhores de cartola e fraque desceriam dela, para entabularem os investimentos necessários a fazer crescer uma das maiores indústrias de tecelagem do país, a FIATECI.

Os jardins, na sua essência, não mudaram em décadas; continuam intactos, a despeito do magnífico projeto arquitetônico, que, novamente, a partir daquele mesmo espaço, mudará o perfil daquela região.

Observei as frondosas árvores; chamou-me a atenção, sobremaneira, os galhos e raízes. Dali nasceu a inspiração.


Foto Marco Antonio Nedeff

No painel ao fundo, uma luz sobre o passado. Detalhes de um tempo mais tranquilo, mais harmônico. Ao mesmo tempo, uma época de menos agressividade ao meio ambiente, inclusive social.


Foto Marco Antonio Nedeff

A bicicleta; janelas abertas; os galhos que formam uma floresta; os elementos que tornavam poética uma pequena abertura na parede, lembrança das casas dos avós, assim como a máquina de costura; a escada para buscar a bola, ou pegar uma fruta escondida na árvore do vizinho.


Foto Marco Antonio Nedeff

As luminárias, feitas a partir de galhos, como forma de integrar-se, por meio da restauração, ao ambiente. Uma criação ainda; estão sendo desenvolvidas em razão de uma entrevista que li há muitos anos atrás, com um velho índio americano, que ao ser perguntado sobre qual era o sentido da vida para o seu povo, respondeu:

- "A vida, para nós, é como olhar para o céu e ver um pássaro; instantes depois você olha de novo e o pássaro não está mais lá...mas o céu continua intacto. A vida, para nós, é deixar a natureza intacta, é passar por aqui bem devagarzinho, cuidando para que tudo continue existindo...na sua forma essencial, na sua forma natural."

Comentários

Postagens mais visitadas